sábado, 18 de julho de 2020

Capital avança para fase 4 do plano de retomada da economia, com restrições; 5 cidades permanecem em isolamento rígido



Após encerrar mais uma reunião com o Comitê Científico que avalia e define as medidas adotadas nos decretos estaduais relativos à pandemia, o governador Camilo Santana, ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta sexta-feira (17) as novas diretrizes sobre as etapas do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais nas macrorregiões de saúde cearenses, que valerão a partir da próxima segunda-feira (20). Pelos indicadores apresentados nesta semana, a Capital e as macrorregiões de Fortaleza e Norte avançam mais uma fase.

“Diante dos números, os municípios da macrorregião de Fortaleza passam para a fase 3 e a Capital para a fase 4. A Macrorregião Norte, por seus indicadores continuarem em queda, passa para a fase 1”, comunicou Camilo. Em Fortaleza, algumas atividades continuarão sem autorização para funcionamento. São elas: escolas e universidades para aulas presenciais; academias; cinemas; bares e eventos. O governador disse que, a partir da próxima segunda-feira (20), equipes do Estado e da Prefeitura vão iniciar reuniões para definir prazos e protocolos para a volta desses setores.municipal.



“Há uma preocupação muito grande do Comitê (Científico) para que não haja retrocesso como a gente tem acompanhado em vários estados e em outros países que abriram determinados setores da economia e tiveram que fechar novamente. Nós não queremos que aconteça isso no Ceará. Vamos continuar com as nossas reuniões para que essas atividades possam já estabelecer prazos e protocolos para a sua retomada”, comentou o chefe do Executivo estadual sobre a reabertura desses segmentos.

Para o prefeito Roberto Cláudio, esse cuidado na tomada de decisões durante a pandemia tem sido responsável pelo que estamos vivenciando na Capital. “É importante registrar que as decisões tomadas seguem normas e orientações das autoridades sanitárias. Fortaleza parte para a quarta fase, o que vai representar um maior número de atividades sendo abertas, mais empregos sendo gerados, e tudo isso sendo feito de forma planejada, programada. A gente já segue para a nona semana de abertura e tem continuado seguindo a tendência da queda de óbitos. Isso só está sendo possível graças ao isolamento feito anteriormente e pela conduta responsável e bastante precavida das autoridades sanitárias”, enalteceu o gestor