domingo, 14 de junho de 2020

Mansueto Almeida deixará cargo no Tesouro Nacional nos próximos dias


Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, está próximo de deixar o governo Jair Bolsonaro. De acordo com a CNN, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi informado da decisão há cerca de três semanas. Os planos de Mansueto incluem ocupar cargo na iniciativa privada. O secretário ocupa o cargo desde abril de 2018, quando recebeu indicação ainda no governo Temer. Natural de Fortaleza, o secretário é um dos defensores mais assíduos quanto às medidas de ajuste fiscal e reformas econômicas. 

Mansueto já havia manifestado a intenção de deixar a equipe no fim do ano passado, mas acabou sendo convencido a ficar pelo próprio ministro. Por outro lado, Guedes já havia manifestado interesse de que Mansueto deixasse o cargo para integrar o conselho fiscal da República, órgão que pretende criar após aprovação da PEC do pacto federativo. Frente à baixa na equipe, o chefe da pasta federal já estaria examinando nomes de possíveis substitutos.

Entretanto, a pandemia causada pelo novo coronavírus adiou as discussões sobre o pacto no Legislativo, sendo um dos motivos pela retirada de Mansueto do cargo. Segundo fontes próximas ao ministro da Economia, ainda de acordo com a CNN, o secretário pediu para deixar o posto nos “próximos dias”. A urgência do secretário é proveniente do período que terá de cumprir em isolamento social antes de assumir novo cargo na iniciativa privada, que ainda não foi divulgado.