sábado, 20 de junho de 2020

Prefeitura de Caucaia disponibiliza testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nos Postos de Saúde


A Prefeitura de Caucaia disponibiliza em toda a rede de saúde primária do município testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 5.441 mil testes já foram realizados no público alvo, que são profissionais da saúde e da segurança (guardas municipais, polícia militar e civil, salvamento, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, etc.), idosos acima de 60 anos, gestantes diagnosticadas com síndrome gripal e adultos entre 40 e 60 anos com alguma comorbidade como diabetes, obesidade ou asma.

Do total de testes, 1.593 foram realizados em profissionais da saúde onde 538 foram positivos. Todos foram afastados de suas atividades e cumpriram isolamento para tratamento. Alguns já retornaram aos trabalhos. 

Os testes positivos foram maiores em homens com idades entre 30 e 34 anos, totalizando 290 casos. Entre as mulheres, foram apenas 159 casos na mesma faixa etária.

Segundo protocolos emitidos pelo Ministério, o teste rápido só é realizado em pacientes após 10 dias em que apresentou algum sintoma da doença. “Caso apresente sintomas leves, o paciente deve ir a qualquer unidade de saúde onde será avaliado por um médico ou enfermeiro. A partir disso realizar a avaliação e seguir o protocolo, os profissionais de saúde realizam o agendamento para o teste”, conta a coordenadora da Atenção Primária de Caucaia, Vilalba Carlos. 

Abaixo, você confere a lista das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Caucaia que realizam o teste rápido. No Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Centro e Jurema o teste rápido é realizado apenas em pacientes internados.