domingo, 21 de junho de 2020

Conselho Político debate eleições municipais e ações para adiamento do pleito


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu  o Conselho Político para debater como ficarão as eleições municipais previstas para ocorrer em outubro deste ano. A expectativa é que o movimento municipalista seja convidado, na próxima semana, para participar de debate sobre o tema no Congresso Nacional.

“Aconteceu um encontro com o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e parlamentares, em que participaram médicos e sanitárias. Também teve uma mesa temática no Congresso Nacional que tratou esse assunto. E qual avaliação que fazemos de tudo isso? que o jogo está com a carta marcada”, avaliou o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

O líder do movimento municipalista destacou que a CNM tem atuado incansavelmente para que as eleições ocorram no melhor momento sanitário do país. “A comunidade científica do mundo todo não garante, não tem como prever nada por mais de 14 dias. Ou seja, como vamos saber se em outubro, novembro ou dezembro as coisas estarão bem?”, questionou Aroldi.

Entretanto, Aroldi alertou para o curto tempo que a CNM terá para expressar entendimento do movimento municipalista sobre a questão. “Terão debates e nós vamos ser convidados, mas vamos ter dois ou três minutos para fazer nossa defesa. Como vamos conseguir colocar todos os nossos pontos?”, questionou o presidente. Além disso, ele apresentou preocupações: “quem será responsabilizado pela realização do pleito; se candidatos forem infectados e transmitirem o vírus para seus eleitores; e se houverem mortes? Precisamos fazer essas perguntas ao Congresso Nacional”.