terça-feira, 30 de junho de 2020

Campanha contra Febre Aftosa foi prorrogada para 31 de julho

A primeira etapa de Campanha contra Febre Aftosa 2020 foi prorrogada até o próximo dia 31 de julho. A decisão foi acatada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento (MAPA) após pleito do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que apresentaram os índices parciais da Campanha muito abaixo do necessário, não alcançando 50%.

Segundo o documento do Fonesa, a Pandemia do novo Coronavírus afetou a adesão a Campanha. Com isso o prazo de comprovação da vacinação pelo produtor rural também foi prorrogado para 31 de agosto de 2020. A prorrogação também acontece nos Estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), responsável pela Campanha no Ceará, a previsão é que sejam vacinados cerca de 2,6 milhões de bovinos e 1,4 mil de bubalinos no Ceará.

A Adagri já recebeu a declaração de vacinação de mais de 845 mil animais.

A presidente da Adagri, Vilma Freire, fala sobre a prorrogação da campanha e alerta aos produtores do Ceará que não deixem a vacinação para a última hora.