sábado, 20 de junho de 2020

Bares e restaurantes reabrem na segunda-feira só para café e almoço


Na próxima segunda-feira, dia 22, está previsto o início, em Fort dealeza, da segunda fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado do Ceará, elaborado pelo Grupo de Trabalho Estratégico, envolvendo o Poder Executivo, sociedade civil e setor produtivo, representado pela CDL de Fortaleza e outras entidades classistas, como a Fiec e a Fecomércio. O plano que começou a ser colocado em prática no dia 1⁰ de junho foi organizado de acordo com protocolos sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Até agora, 17 setores da economia, entre comércio, indústria e serviços, já puderam voltar às atividades de forma parcial com até 40% dos trabalhadores. Já, na segunda fase, as lojas de rua e dos shoppings poderão abrir com 100% dos empregados.

Nesta segunda fase, seis cadeias que começaram a abrir nas fases anteriores, terão funcionamento pleno. Além do comércio em geral, voltam 100%: indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; energia elétrica e construção civil. Já as atividades econômicas e comportamentais que voltam com 20% a 40% de trabalhadores ou de público são sete: comunicação, publicidade e editoração; indústrias e serviços de apoio; tecnologia da informação; assistência social; alimentação fora do lar (restaurantes de 9h às 16h); atividades religiosas; e esporte, cultura e lazer (apenas aluguéis de equipamentos).