quarta-feira, 20 de maio de 2020

Agricultores de Juazeiro do Norte fazem a colheita do arroz sequeiro


Uma comunidade de agricultores familiares do Sítio Novilho, em Juazeiro do Norte, deu início a colheita do arroz. Os agricultores plantaram uma variedade conhecida como arroz sequeiro, também conhecido pelo nome de arroz de terras altas.

A comunidade recebe o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), no que se refere às orientações técnicas desde o manejo do solo, o plantio, a manutenção da plantação e a colheita. O produto além de contemplar a alimentação das famílias e membros da comunidade produtora, buscará uma destinação comercial que também recebe o apoio da Seagri para este fim.

O plantio do arroz sequeiro é bem difundido nas regiões norte e nordeste do país e se caracteriza por ser plantado em terras altas ou não alagadiças. Por ser mais resistente às intempéries e suportar solos com ph mais elevado, o seu custo de produção se torna atrativo pelo baixo investimento empregado. O arroz sequeiro também pode ser utilizado para a recuperação de pastagens degradadas.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Seagri, tem uma atuação voltada para o apoio à produção agropecuária familiar. Em todo o Brasil, esse tipo de produção é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população.