terça-feira, 12 de maio de 2020

Toffoli alerta para defesa da democracia representativa


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, criticou o que chama de “uberização da política”. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o magistrado foi questionado sobre a existência de risco à democracia no Brasil.

“O que está em jogo hoje não é a democracia em si, é a democracia representativa. Hoje nós temos que pensar que está havendo uma uberização da política. As pessoas querem fazer política diretamente. Nesta uberização, as pessoas querem o serviço na hora”, afirmou Toffoli, utilizando o serviço de transporte por aplicativo como referência.

‌Embora tenha evitado várias vezes responder de forma direta questões sobre os ataques de Bolsonaro e de apoiadores ao STF, destacando a importância do diálogo entre os poderes, o presidente da Corte defendeu a necessidade de proteger a democracia de forma constante.

“A democracia é fruto da cultura humana, ela não é dado da natureza, e ela não é natura em toda a sociedade humana. Ou seja, ela tem que ser defendida permanentemente”, disse.