quinta-feira, 7 de maio de 2020

Senador Eduardo Girão propõe criação de linha de crédito para profissionais liberais*


O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou nesta quarta-feira, um projeto de lei (PL 2.424/2020) que estabelece linhas de crédito especial para determinadas categorias de profissionais liberais autônomos. “Esse período de isolamento não tem sido fácil para ninguém, principalmente para as pessoas menos favorecidas que não têm renda, que não podem trabalhar. Parte da população está tendo acesso ao auxílio emergencial do Governo, mas é paliativo. Tem algumas categorias, profissionais liberais autônomas que ainda não têm alternativas e as contas continuam chegando. Já encaminhamos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a solicitação de uma abertura para uma linha de crédito e ontem entramos com um PL que visa conceder essa linha de crédito especial”.

O senador destaca que os profissionais a serem beneficiados por seu projeto exercem atividades importantes para a sociedade e precisam receber ajuda para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19. “A proposta é oferecer uma linha de crédito de 50 mil reais para capital de giro, e o reembolso seria feito em até 24 meses, com carência mínima até 31 de dezembro de 2021”, explicou Girão.

Sendo aprovado, o projeto de lei vai beneficiar profissionais da saúde e de outras áreas: dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos e veterinários. O PL também inclui contabilistas, biólogos, economistas, fotógrafos, jornalistas, publicitários, químicos e sociólogos.