quarta-feira, 20 de maio de 2020

Polícia prende 18 motoristas que participam de carreata em Fortaleza em pleno decreto que proíbe circular



A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que, até às 11 horas desta quarta-feira no CTa (20), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) conduziu 18 pessoas que estavam em uma carreata em vias dos bairros Joaquim Távora, Dionísio Torres e Cocó.

As pessoas são suspeitas de descumprirem determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, prevista no artigo 268, do Código Penal Brasileiro. Os conduzidos estão sendo ouvidos no 2º Distrito Policial (DP), no bairro Aldeota.

A PMCE continua no local dispersando os motoristas no intuito de coibir aglomeração. Outras pessoas que forem identificadas nas investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) de terem participado e financiado da carreata serão também responsabilizadas criminalmente.

Equipes da Coin da SSPDS; da Assessoria de Inteligência (Asint), do CPRaio e do CPChoque da PMCE; e do DIP da PCCE realizam trabalho policial com o objetivo de coibir aglomerações de pessoas que possam se reunir em manifestações ou carreatas pelos bairros da Capital.



O trabalho policial atende as medidas de isolamento mais rígidas em Fortaleza estabelecidas no Decreto Estadual nº 33.574. As ações policiais nas ruas têm apoio também do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Ciops. O sigilo é garantido.