segunda-feira, 4 de maio de 2020

O esforço para controlar a pandemia


O prefeito Roberto Cláudio governa uma cidade que se move rápido. São 119 bairros , mais de 2,6 milhões de habitantes. A capital do Ceará recebe, ainda, milhares de visitantes de cidades vizinhas e do interior. Fica difícil fazer isolamento, mas é necessário . 

Ao ampliar o número de leitos e UTIs, montar hospitais de campanha, comprar respiradores e material de trabalho, fica claro que o isolamento ainda não tem data para terminar. Poucos são os que contribuem para conscientizar a população. A grande maioria teme o Covid-19, mas prefere a morte, optando por abrir empresas, colocar a população na rua. “O dinheiro não é mais importante que a vida das pessoas", disse o prefeito, ao anunciar a liberação de mais leitos.

Todos os bairros de Fortaleza já registram casos de coronavírus. A doença já não é mais novidade entre vizinhos, amigos e familiares. As histórias de perdas, entre todos, se multiplicam. Seria pior se o isolamento fosse flexibilizado. Os dias serão de decisões duras. 


O governador Camilo Santana avisou que o Covid-19 estava em todos os bairros de Fortaleza e, em breve, nos 184 municípios. "Informo aos cearenses que se tiver que tomar medidas mais duras de isolamento para enfrentar a pandemia e proteger nossa população irei tomar. Não recuarei um milímetro", bem adiantou o governador. Fique em casa!