quinta-feira, 28 de maio de 2020

Cadeias da construção, saúde, higiene e beleza voltam a funcionar na segunda-feira, 01/06


Após cerca de 70 dias de quarentena, o Ceará começará a retomada gradual das atividades econômicas na próxima segunda-feira,01/06. 

As cadeias da Construção Civil, Saúde, Higiene e Beleza voltam a funcionar na próxima segunda-feira no Ceará. Isso inclui, além de canteiros de obras, lojas de material de construção, óticas e salões de beleza por exemplo. Haverá regras específicas para cada setor. A exemplo da construção, na qual serão permitidos no máximo 100 operários dentro do canteiro.

As escolas, que se preparavam para voltar ainda em junho, só terão as atividades retomadas na última fase do plano, em julho. As medidas foram  anunciadas pelo governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo no instagram. O governador começou a live dizendo que o decreto reafirmando que o isolamento social será prorrogado em todo o Ceará, com recomendações de intensificação em alguns municípios. Em Fortaleza, atualmente em lockdown, haverá afrouxamento nas regras.

Camilo disse que se trata de um plano de retomada econômica e comportamental. Entre as previsões a exemplo da construção civil, que deve começar com apenas 30% das atividades. O mesmo acontecerá com o setor de serviços, que terá horários diferentes de funcionamento. Também haverá regras diferentes para os diferentes municípios.

A primeira das cinco fases, de teste, vai vigorar do dia 1º ao dia 7/06. Em seguida, a Secretaria da Saúde avalia o quadro para decidir se a próxima fase será iniciada. Cada fase terá um novo decreto. Entre os critérios para avanço estão transmissibilidade e taxa de ocupação da rede de saúde. As testagens também serão feitas dentro das empresas.

O secretário Dr. Cabeto apresentou gráficos mostrando o quanto o isolamento reduziu a força da covid-19 no Ceará. Eles mostram queda no número de novos casos, de morte e de pressão sobre o sistema de saúde no Estado e na Capital. Em seguida, Camilo frisou que apesar do arrefecimento, a situação ainda é grave. E que a doença está se espalhando para o interior.

As regras para Fortaleza, atualmente em lockdown, também devem ser afrouxadas, conforme dito pelo prefeito Roberto Cláudio na noite de ontem.  Segundo publicado pelo O Otimista, o plano terá cinco fases, com a liberação de novas atividades na medida em que elas forem sendo implantadas. Aquelas de menor risco sanitário, maior tração econômica e menor poder de aglomeração terão prioridade na reabertura.