quarta-feira, 27 de maio de 2020

Aposentados do INSS podem ser beneficiados com renúncia a aposentadoria e se aposentar com maior salário


Aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ganharam uma boa notícia que pode render um salário melhor que o atual. A boa nova veio após a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Congresso Nacional aprovar o substitutivo a projeto que possibilita à pessoa aposentada por tempo de contribuição a renúncia ao benefício com a finalidade de se habilitar à aposentadoria por outro regime previdenciário que lhe rende uma grana maior. A proposta aprovada é do relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), faz apenas adequações de redação, sem mudar o conteúdo.

O relator da proposta explica que o texto garante ao aposentado que continuou ou voltou a trabalhar o direito de renunciar ao benefício previdenciário e aproveitar esse tempo de contribuição no cálculo de nova aposentadoria mais vantajosa.

Segundo ele, a desaposentação é procurada tanto pelos segurados que começaram a contribuir cedo e, por isso, se aposentaram mais jovens, quanto por aqueles que optaram pela aposentadoria proporcional, mas continuaram trabalhando. Com a aprovação do CAS, o PLC 76/15 segue para análise de Plenário do Senado.