Em tempos de isolamento social, torna-se ainda mais necessário o uso da tecnologia para realizar atendimentos às pessoas que buscam por diversos serviços públicos e privados. No Ceará, um aplicativo (app) idealizado pela advogada Marília Matos tem encurtado a distância entre os cidadãos e instituições.
O app Comunicação Pública funciona como um balcão de atendimento virtual, evitando filas e facilitando o trabalho de servidores. A sua principal vantagem é o acesso sem burocracia para o usuário e a otimização do tempo dos colaboradores. É como uma rede social, a instituição cria um perfil oficial gratuito e as pessoas interessadas nos seus serviços passam a ter uma comunicação direta. As demandas são registradas no aplicativo pelo usuário e respondidas pelo administrador da conta.
No Poder Judiciário os resultados já são observados. O Comunicação Pública registrou, somente no período de 16 de março a 6 de abril, 1.891 ocorrências nos canais das unidades judiciárias. Desse total, 823 foram mensagens/respostas de administradores de perfis; 1.068 mensagens/pedidos de jurisdicionados (advogados, defensores e partes), sendo 371 realizados por advogados/partes diferentes.
No Nordeste, o aplicativo possui usuários no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, totalizando 177 canais de unidades judiciárias. “Neste momento de suspensão dos atendimentos presenciais e da urgência em se obter, por exemplo, pedido de alvará a ferramenta tem sido de exponencial importância para nós advogados pelo contato eficaz”, comenta a advogada cearense Lires Teles Filgueira.
A Casa Civil do Distrito Federal também utiliza o Comunicação Pública para facilitar as demandas do dia a dia. De acordo com Valdetário Monteiro, Secretário da Casa Civil do GDF, o aplicativo é utilizado desde setembro de 2019 com o objetivo de aprimorar a relação entre a população e o GDF. “A sociedade demanda por transparência pública, primordial para um serviço público em prol da cidadania”, disse.
Segundo Marília Matos, o app nasceu com o objetivo de oferecer a todos um acesso igualitário, simples e transparente. “A ferramenta facilita o diálogo entre cidadãos e o poder público por meio da criação de canais de comunicação virtual direto com órgãos, unidades e instituições. O app permite a todos um acesso facilitado e transparente, por um meio de um contato simples, rápido e eficaz. É como uma ‘rede social do Poder Público’, que oferece um diálogo dinâmico e interativo com os usuários”, finaliza a idealizadora.