quinta-feira, 16 de abril de 2020

Segunda etapa da vacinação contra gripe em Fortaleza começa nesta quinta-feira (16/04)



A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe (H1N1, H2N3 e Influenza B) começa nesta quinta-feira (16/04) em Fortaleza. O grupo prioritário é formado por profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, aeronáutica, marinha, exército, bombeiros, defesa civil, guarda municipal), doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena. A Campanha segue até o dia 8 de maio.

Onde se vacinar

A vacinação ocorrerá nos 113 postos de saúde, escolas selecionadas (veja a lista aqui), nos batalhões da Polícia Militar, nas delegacias civis (CODE, DHPP, DDM e DAMPS) e na Secretaria de Segurança Cidadã.

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Saldatelli, destaca a importância de as pessoas tomarem todos os cuidados necessários durante o período de vacinação. “Usem máscaras, evitem aglomerações, lavem sempre as mãos com sabão ou álcool gel e, se for ao posto de saúde e houver muita gente, volte em outro horário. Porém, não deixem de se vacinar”, alerta.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus.

Os grupos prioritários dessa segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe devem ficar atentos para algumas contra-indicações da vacina, como: alergia a leite ou componentes da vacina e febre.

O público-alvo da primeira etapa, formado por idosos e profissionais de saúde, que não se vacinou ainda pode procurar os locais de vacinação para ser imunizado também nesta segunda etapa.