sexta-feira, 17 de abril de 2020

Prefeitura de Caucaia realiza marcações nas calçadas de agências bancárias para manter distanciamento entre as pessoas


A Prefeitura de Caucaia com o intuito de tornar mais rigorosa as medidas de distanciamento social recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza pinturas nas calçadas das agências bancárias e casas lotéricas instaladas no município. A ação acontece por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), em parceria com a Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes (SPSPTrans).

Os pontos onde essas marcações estão sendo realizadas foram selecionados por concentrarem grande fluxo de pessoas neste momento em que muitos buscam informações sobre o pagamento do Auxílio Emergencial feito pelo Governo federal.

“Temos tomado todas as medidas necessárias para conter o avanço do coronavírus em Caucaia. Já conseguimos que a justiça acatasse nosso pedido para que os bancos obedeçam às orientações de enfrentamento à doença e continuamos tentando conscientizar as pessoas que só evitaremos um contágio maior se todos estiverem com o mesmo intuito”, destaca o prefeito Naumi Amorim.

As marcações começaram a ser feitas nesta quarta-feira (15/4), nas calçadas das agências da Caixa Econômica e Lotéricas, localizadas na Jurema. As marcações são feitas com a distância mínima de 1,5m (um metro e meio), o sugerido nesse período de pandemia.

Segundo o morador da Grande Jurema, Gilberto Mendes, essa é uma ação fundamental. “Uma ação como essa é muito importante para conscientizar as pessoas do distanciamento, Muitos ainda não se atentaram para os riscos e agora terão que obedecer e manter a distância necessária”, diz.

A ação da Prefeitura de Caucaia contra as agências bancárias de Caucaia foi acatada pela Justiça Estadual e Federal, determina que os bancos funcionem em horário diferenciado para o atendimento de idosos, reduza o tempo de espera no atendimento, estabeleça a distância mínima de 1,5m entre pessoas, disponibilize aos clientes e funcionários álcool em gel 70%, dentre outras medidas. 

A fiscalização dessas medidas está sendo feita diariamente pela Guarda Municipal de Caucaia, que tem equipes em diversos pontos, orientando e conscientizando à população quanto aos cuidados e medidas de combate ao Covid-19.