terça-feira, 7 de abril de 2020

Prefeito Roberto Cláudio apresenta distribuição de casos de Covid-19 nas Regionais

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, nesta terça-feira (07/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais, um mapa da distribuição espacial de Fortaleza mostrando a localização dos 919 casos confirmados de Covid-19 em 95 dos 122 bairros da Cidade, aproximadamente 80% do território. Ressaltando a importância do isolamento social, o Gestor enfatizou que a doença não se restringe a uma área ou faixa de renda específica.

“A doença começou na Regional II e no Centro, onde hoje podemos ver que há uma maior concentração de casos, mas se espalhou por todas as Regionais. Temos a circulação viral em todo o território e essa informação é fundamental para o cumprimento do isolamento social ao qual estamos submetidos”, disse.

De acordo com o Prefeito, a missão do isolamento é fazer com que a transmissão ocorra de forma mais lenta, com menos ocorrência de casos ao mesmo tempo, considerando que 10 a 20% dos infectados precisam de internamento e 5% necessitam de leitos de terapia intensiva. “Até o dia 20, temos um decreto de isolamento social, que é a medida mais eficiente, baseado em experiências internacionais, recomendações científicas e médicos especialistas”, ressaltou.

Para auxiliar o cumprimento da medida e evitar a formação de aglomerações, Roberto Cláudio anunciou que a partir desta quarta-feira (08/04), equipes da Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Defesa Civil e agentes de endemia irão passar a fiscalizar os bairros, de modo a desacelerar a transmissão do coronavírus