domingo, 12 de abril de 2020

O que os olhos não veem o coração não sente


O mundo esta vivendo um cenário que pode ser comparado a uma guerra. E o inimigo é invisível e pouco conhecido da ciência da saúde. Por ser uma doença ainda no escuro, dificulta uma prescrição profilática insuspeita, por isso, vem produzindo desdobramentos patológicos tão inesperados em todos os grupos sociais.

É uma travessia assombrosa e desafiadora que os trabalhadores da saúde estão enfrentando. É uma árdua missão para esses abnegados profissionais. Pois, são eles que estão na linha de frente, com unhas e dentes na luta conta o corona vírus arriscando a própria vida no combate essa pandemia. 

Eles não puderam ficar em casa se prktegento desse vetor, foram à luta, honrando suas missões e seus juramentos por dever de ofício e pela força dos bons exemplos de combatentes. São guerreiros que correm contra o tempo expondo–se diariamente a risco para conterem a contaminação, tratar pessoas infectadas e salvar vidas dessa doença ainda desconhecida e de rápida capacidade de contágios.

Acho justo e oportuno todos os louvores e reconhecimentos que eles têm recebido da sociedade. Como e emocionante vê e ouvir ao redor do globo essas manifestações humanas. 
Tenho visto de perto em meio a uma rotina estressante desses trabalhadores que estão se doando e arriscando a própria vida em prol de vidas. Por isso busquei esse dito popular, cujo o espirito desta frase diz muito sobre o que escrevi, pois "O que os olhos não vêem o coração não sente". É preciso ver de perto esses incansáveis homens e mulheres de brancoS na guerra conta essa pandemia. Que surgiu no fim do mundo, numa cidade chinesa e avancou para o resto mundo infectando e matando gente numa real e grave ameaça a sociedade, a saúde e a economia sem paralelo de riscos desmedidos, diante do seu avanço globalizado. 

Vale ressaltar que em todo canto que a doença chegou já foram contabilizadas mortes desses verdadeiros soldados de bramco. Nosso apoio e nossa eterna gratidão.
Parabéns e muito obrigado oas trabalhadores da saúde de Caucaia, do Ceará, do Brasil e do mundo.


Moacir de Sousa Soares - Psicólogo e Secretário de Saúde de Caucaia