segunda-feira, 20 de abril de 2020

Guarda portuária lança desinfetantes em áreas do porto como medida de combate ao Coronavírus


Mais uma ação preventiva ao Covid-19 (coronavírus) foi realizada, na manhã desta segunda- feira (20/04), nas áreas comuns da sede administrativa do Porto de Fortaleza e no Núcleo de Apoio Portuário (NAP), no Mucuripe. 

Trinta militares capacitados em descontaminação biológica foram comandados por militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) na aplicação de hipoclorito de sódio (cerca de 100 litros) e álcool 70% (cerca de 10 litros). 

Dividida em duas equipes, a operação contou com quatro bombas grandes costal e outras seis lateral e teve duração de pouco mais de uma hora.

A desinfecção de áreas comuns do Porto de Fortaleza e do NAP foi resultado de uma parceria da Companhia Docas do Ceará com a Capitania dos Portos do Ceará, via Comando Conjunto Nordeste. De Natal, veio para Fortaleza fazer o reconhecimento das áreas e passar instruções para a equipe de serviços gerais do porto – que deve dar continuidade nessa limpeza mais eficaz no dia a dia de trabalho -, o 1o Tenente, Fuzileiro Naval Rômulo Bordoni. Ele explicou que, quando aplicado de maneira correta, o hipoclorito de sódio (água sanitária) e o álcool 70% são bastante eficazes no combate ao vírus.

De acordo com a diretora-presidente da CDC, engenheira Mayhara Chaves, não serão medidos esforços para a realização de ações de saúde preventivas que visem manter um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores e àqueles que circulam pelo Porto de Fortaleza, sejam operadores, clientes ou parceiros. “Por movimentar cargas importantes neste período de isolamento social, a exemplo do trigo e do combustível, o Porto de Fortaleza, bem como todos os portos no país – sejam eles públicos ou privados -, foi considerado essencial pelo Ministério da Infraestrutura e, desta forma, nossa operação segue o cronograma planejado”, pontua Mayhara.