quarta-feira, 15 de abril de 2020

Em reunião com governador, Sarto diz que o desafio agora é proteger moradores de periferias


Durante reunião virtual com o governador Camilo Santana (PT) e deputados estaduais, nesta quarta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), afirmou que desafio agora é proteger moradores de periferias, e fez um apelo para que cumpram as determinações de isolamento social. “Os bairros (de Fortaleza) estão tendo uma dinâmica social que ainda parece não acreditar na potencialidade dessa Covid-19. Então esse é um grande desafio. Por isso que, entre outras razões, Fortaleza está com esses índices altos da doença", afirmou Sarto, reforçando a importância da adesão ao distanciamento social.

Com quase cinco horas de duração, a reunião contou com a participação de 37 parlamentares e teve o objetivo de discutir ações de enfrentamento ao coronavírus no Ceará. Na abertura da reunião, o chefe do Executivo apresentou as ações do Estado nas áreas da saúde, social e econômica para minimizar o impacto da doença para os cearenses. Em seguida, agradeceu aos deputados pelo empenho em aprovar os projetos do Governo e por terem doado as emendas – R$ 46 milhões no total – para ajudar nesse combate à pandemia.

“Quero agradecer a todos os parlamentares e à Assembleia pela aprovação dos projetos de interesse do Estado e o bom debate que a Casa tem tido no momento de enfrentamento do coronavírus. É um momento que exige de todos nós um esforço enorme para minimizar os efeitos dessa pandemia junto à população. Quero também agradecer aos deputados cearenses por terem doado as suas emendas para ajudar no combate ao coronavírus no Ceará", disse Camilo Santana, que estava acompanhado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto. 

O governador destacou aos deputados a importância de reforçarem com a população a necessidade do distanciamento social, tanto na Capital quanto no interior do Estado. “Essas medidas (de isolamento social) são muito importantes para que a gente retarde o aumento da curva e não estrangule o sistema de saúde. Tenho colocado desde o início que nossa prioridade é preservar e garantir a vida dos cearenses. Todas as nossas ações têm sido tomadas com base no que diz a ciência", enfatizou Camilo Santana. 

Área rural

Durante o encontro, o governador informou aos deputados estaduais que também incluirá as famílias de baixa renda do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), da área rural do Estado, na isenção do pagamento da conta de água e esgoto. “Já autorizei a Cagece a incluir essas 123 mil famílias rurais no benefício, que terão suas contas pagas pelo Governo do Estado nos próximos 90 dias", disse Camilo Santana. 

Sessão

O presidente José Sarto anunciou aos deputados que realizará uma sessão remota na próxima sexta-feira (17) para colocar em pauta novas medidas do Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus. “Aqui, todos nós pensamos no coletivo, nos cearenses. Neste momento, não existe situação ou oposição”, reforçou o presidente da Assembleia.