A partir deste domingo (5), o Plantão Coronavírus expande a atuação e passa a ofertar atendimento virtual para orientar os cidadãos e cidadãs cearenses. Essa plataforma ajuda a detectar casos suspeitos, oferece orientação especializada com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento da pandemia. Está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.
“É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para procurar unidade de saúde”, explicou o governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira (2). Nos próximos dias, o suporte passará a funcionar também no WhatsApp do Governo do Ceará.
Projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o atendimento virtual começou a operar em fase de testes na última quinta-feira (2) e agora está plenamente disponível. Ele utiliza a tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial. A partir daí, são repassadas informações sobre o novo Coronavírus. Conforme as respostas sobre sintomas são inseridas pelo usuário, é realizado encaminhamento para o atendimento humano, que prossegue pela mesma plataforma.