Representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonsesa) da região Nordeste estiveram reunidos ontem e hoje em Fortaleza-CE para discutir temas importantes e de interesse regional e nacional.
A reunião contou com a presença do Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Jose Guilherme Leal e os gestores de Defesa Agropecuária de 8 Estados do Nordeste. Todos discutiram sobre os avanços, desafios e apresentaram propostas para a melhoria da atuação dos Órgãos de Defesa Agropecuária em todo Nordeste.
Na pauta da reunião temas importantes para o País, tais como: a execução dos Serviços de Inspeção, controle e erradicação da Peste Suína Clássica (PSC), funcionamento dos Postos Fixos de Fiscalização Agropecuária, Sistema de Gestão dos dados agropecuário, dentre outros.
Segundo consenso geral dos Gestores, os órgãos de Defesa Agropecuária do Nordeste estão seguindo a linha do plano de governo dos executivos estaduais, ao estreitarem relações de parceria para melhoria dos serviços e otimização de recursos.
O Fonesa foi criado em 2000 e é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país. Está subdividido por regiões e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção sanitária.