quinta-feira, 26 de março de 2020

Prefeitura amplia ações de assistência à população de rua

A Prefeitura de Fortaleza está executando novas ações, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), para atender a população de rua de Fortaleza, seguindo as orientações das autoridades de saúde diante da disseminação do coronavírus. 
Para isso, dois novos abrigos temporários foram abertos, na última quarta-feira (25/03), em caráter emergencial, com total de 150 vagas.

Os abrigos estão localizados na Barra do Ceará (Rua Dr. José Roberto Sales, 830) e no Centro (Rua Solon Pinheiro, 898). 
Todas as unidades voltadas para atendimento assistencial à população de rua de Fortaleza continuam funcionando, embora com os horários flexibilizados e sem as atividades de aglomeração.

O Refeitório Social mudou a execução de funcionamento e elaborou um esquema de distribuição de quentinhas para evitar que as refeições sejam feitas nas dependências da estrutura, provocando aglomeração o que poderia provocar eventual contágio.
Além disso, equipes da Prefeitura de Fortaleza participam, por meio do Movimento Supera Fortaleza,
de um esforço em que serão distribuídas 600 refeições para quem não conseguir chegar às unidades de assistência como Centros Pop e Centro de Convivência.

A expectativa é inaugurar, ainda nesta semana, dois novos abrigos temporários para crianças e adolescentes, localizados nos bairros da Sapiranga e em Messejana.

“Estamos tomando todas as providencias e recebendo apoio de entidades e empresários para garantir a proteção dessas pessoas em situação de rua. A sociedade civil também pode ajudar para reduzir os impactos do coronavírus em Fortaleza”, afirmou o secretário titular da SDHDS, Elpídio Nogueira.

Confira os horários de funcionamento da rede assistencial para pessoas em situação de rua em Fortaleza:

- Refeitório Social: Rua Padre Mororó, 686 – Centro
10h às 13h – Almoço
16h às 17h30 - Sopas diariamente

- Restaurante Popular: Rua Carlos Amora, 07 - Parangaba 
10h às 13h - Segunda a sexta-feira

- Centro Pop Centro: Rua Jaime Benévolo, 1059 - Centro 
9h às 15h - Segunda a sexta-feira

- Centro Pop Benfica: Av João Pessoa, 4180 – Damas
9h às 15h - Segunda a sexta-feira

- Centro de Conivência passou a ser abrigo temporário: Rua Sólon Pinheiro 998 – Centro
24h diariamente