quarta-feira, 18 de março de 2020

Prefeito Roberto Cláudio se reúne com Comitê Municipal e decreta novas medidas de prevenção e combate ao coronavírus


Nesta terça-feira (17/03), o prefeito Roberto Cláudio se reuniu novamente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, no Paço Municipal. Durante o encontro, que contou com gestores da Saúde e de outras áreas, foram avaliadas e definidas novas diretrizes para combater e prevenir a Covid-19 em Fortaleza.

“Hoje nos reunimos com o Comitê para discutir as ações preventivas e assistenciais que estão sendo desenvolvidas e planejadas na Cidade com a participação de diversas secretarias envolvidas, em especial a Saúde, por meio da secretária Joana Maciel, que está na liderança e coordenação dessas atividades”, declarou o Prefeito.

Saúde
Entre as novidades anunciadas, o Prefeito compartilhou a garantia da ampliação no atendimento em urgência e emergência em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o acréscimo de 140 leitos, já em abril, nos equipamentos do Jangurussu, Itaperi, Bom Jardim, Vila Velha e Edson Queiroz.
Para a realização de testes do coronavírus, seis UPAs municipais (Jangurussu, Bom Jardim, Vila Velha, Itaperi, Cristo Redentor e Edson Queiroz) irão realizar exames nos pacientes suspeitos, seguindo critérios que levam em consideração sintomas da doença, estadia fora do país, em São Paulo ou no Rio de Janeiro, nos últimos 15 dias.
Roberto Cláudio explicou, ainda, que a distribuição de medicamentos terá algumas modificações. “A primeira mudança é que as receitas que tinham validade de seis meses passarão para 12. Pacientes com mais de 60 anos que fazem uso contínuo de remédios, como diabéticos e hipertensos, receberão estoque para 60 dias. Aqueles com mais de 80 anos, que possuem maior risco em relação à doença, receberão esses medicamentos em domicílio, bem como a imunização contra a gripe durante a campanha de vacinação”, declarou.
Foi definido, ainda, que entre o final do mês de março e o começo de abril, a Rede Municipal de Saúde contará com o reforço de 100 novos médicos do Programa Médico Família Fortaleza nos postos de saúde. A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado.
A reposição dos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, também foi sinalizada, possibilitando o acréscimo de mais 155 médicos, com expectativa de chegada em abril.
O Prefeito também anunciou a manutenção dos serviços de atendimentos de saúde, permanecendo em sua totalidade durante esta quinta e sexta-feira (19 e 20/03), feriado e ponto facultativo, além da possibilidade da abertura de postos de saúde nos finais de semana.
Foi definida, ainda, a implementação de campanhas educativas envolvendo servidores da Educação e agentes comunitários de saúde.

Transporte público
Como divulgado nesta segunda-feira (16/03), Roberto Cláudio reforçou que já foi iniciado o protocolo de higienização dos transportes públicos da Cidade e que a atividade será realizada diariamente. As janelas dos ônibus com ar-condicionado também começaram a ser abertas para maior ventilação e a estimativa é de que 100% da frota já esteja circulando dessa forma a partir desta quarta (18/03).
Já foram implantados, também, dispositivos de álcool em gel em todos os terminais para higienização dos passageiros, além do início da implantação de pias adicionais para lavagem de mãos. Campanhas educativas e distribuição de material gráfico também serão feitos nesses equipamentos, para conscientizar e informar os passageiros sobre o assunto e os cuidados que devem ser tomados.

Educação
Pensando no bem-estar e na manutenção da alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino durante o período sem aulas, o prefeito Roberto Cláudio disse estar buscando uma solução viável para continuar a prestação desse serviço. “Uma de nossas preocupações é com a alimentação dos estudantes. Estamos verificando uma alternativa para oferecer aos estudantes a oportunidade de se alimentarem, ao mesmo tempo que a logística não seja um risco de contaminação”, afirmou.

Esporte e lazer
Como medida de prevenção, foi definido ainda que será suspensa a Ciclofaixa de Lazer a partir do próximo domingo (22/03), além das atividades do projeto Atleta Cidadão nas Areninhas.