domingo, 1 de março de 2020

Prefeito Roberto Cláudio anuncia pacote de reformas para Postos de Saúde

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, em coletiva de imprensa no Paço Municipal, nesta sexta-feira (28/02), um novo pacote de reforma para as Unidades de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O plano faz parte do trabalho de requalificação da rede, hoje formada por 113 Postos de Saúde que prestam serviços de atenção básica como clínica médica, puericultura, assistência farmacêutica e imunização, e que funciona como a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, foi anunciada a reforma de 36 Postos e o plano de contingência para o atendimento da população adscrita ao território dessas Unidades. Além das reformas, um programa de manutenção e reparos será conduzido junto com as Secretarias Regionais de Saúde em outros 57 Postos, melhorando assim as condições de infraestrutura de 92% da Rede de Assistência Primária, que atende mais de 2 milhões de pessoas em Fortaleza.

Além disso, a Prefeitura também vai ampliar a rede com a construção de 6 novos Postos, os quais irão se somar aos outros 25 já construídos desde o início da gestão Roberto Cláudio, totalizando, até o fim do mandato, 119 Unidades de Atenção Primária, onde 80% dos problemas de saúde da população são atendidos, segundo dados do Ministério da Saúde.