sábado, 28 de março de 2020

Prefeito de Juazeiro do Norte Zé Arnon lamenta morte de Humberto Bezerra: "fez muito pelo Juazeiro e o Cariri"


Morreu hoje, aos 93 anos, o coronel Humberto Bezerra, que exerceu os cargos de prefeito de Juazeiro do Norte, deputado federal, vice-governador do Ceará e presidente do Bicbanco. Ele deixa a esposa, Norma da Silva Bezerra, e três filhos.

Francisco Humberto Bezerra é oriundo de uma tradicional família na região do Cariri, com importante participação na área de negócios comerciais, industriais, financeiros e agrícolas. Filho de José Bezerra de Meneses e de Maria Amélia Bezerra de Meneses, os irmãos também fizeram carreira política: o seu irmão gêmeo, Adauto Bezerra, foi governador do Ceará, deputado federal e superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); e o irmão mais novo, Orlando, deputado federal.
Humberto Bezerra ingressou na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, em 1943, sendo declarado aspirante a oficial em dezembro de 1949, segundo-tenente em 1950, primeiro-tenente em 1952 e promovido a capitão em 1956. Durante sua carreira militar, fez o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao).
Também exerceu o cargo de assessor técnico do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).

Em 1962 foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte, sua cidade natal e, quatro anos depois, tornou-se deputado federal pela Arena. Assumiu o mandato em 1967 e, no mesmo ano, foi promovido a major e a tenente-coronel. Passou em seguida para a reserva, no posto de coronel.
Eleito por via indireta vice-governador do Ceará em 1970, na chapa de César Cals, deixou a Câmara em janeiro do ano seguinte, ao final da legislatura, e assumiu o novo posto em março.

Em 1974, chegou a ser cogitado na escolha do governador do Ceará para o período 1975-1979, mas o escolhido acabou sendo seu irmão Adauto. Dessa forma, em 1975 voltou a concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito novamente pela Arena. Em junho do mesmo ano renunciou ao cargo para assumir a Secretaria Estadual para Assuntos Municipais do Ceará, criada pouco antes por seu irmão para coordenar as relações políticas do governo do estado com as prefeituras do interior.

Em 1981 tornou-se presidente do Bicbanco, instituição financeira fundada por seu pai em 1938. Em 1995, fundou a Associação Assistencial José Bezerra de Meneses, com sede em Juazeiro do Norte.

O prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra , lamentou a morte do ex-prefeito Humberto Bezerra que sofria com o Alzheimer e a forte medicação. "Lamento a morte de um dia maiores homens publico e empreendedor de Juazeiro, fez muito pela nossa terra e pelo cariri"' disse Arnon que vai decretar luto oficial de três dias em Juazeiro do Norte.