quinta-feira, 19 de março de 2020

Pacientes infectados pelo coronavírus apresentam hipocalcemia, baixo teor de potássio no sangue; conheça alimentos ricos em potássio


Pacientes infectados pelo coronavírus apresentam hipocalcemia, baixo teor de potássio no sangue; conheça alimentos ricos em potássio
Pacientes infectados pelo coronavírus  apresentam hipocalcemia, baixo teor de potássio no sangue; conheça alimentos ricos em potássio

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Médica de Wenzhou, na província de Zhejiang, China, revelou que quase todos os pacientes do Covid-19 apresentaram hipocalemia e a suplementação com íons de potássio foi um dos muitos fatores da recuperação.

Hipocalcemia é baixo nível de íons de potássio (K+) no soro sanguíneo. O baixo potássio normalmente não causa sintomas. Os sintomas podem incluir cansaço, cãibras nas pernas, fraqueza e prisão de ventre. O baixo teor de potássio no sangue também aumenta o risco de ritmo cardíaco anormal, muitas vezes muito lento e pode causar parada cardíaca. Baixos níveis de potássio geram hipertensão e desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Descobriu-se que, à medida que o coronavírus SARS-CoV-2 ataca células humanas — através dos receptores ACE2 (Angiotensin) — ele também ataca o sistema renin-angiotensin (RAS), causando baixos níveis de eletrólitos em íons particularmente de potássio.

O estudo envolveu 175 pacientes e constatou que quase todos pacientes apresentavam hipocalemia e para aqueles que já tinham hipocalemia, a situação piorou drasticamente à medida que a doença progredia.

Os pacientes responderam bem aos suplementos de íons de potássio e tiveram maiores chances de recuperação.

Os pesquisadores observaram que o fim da perda de K+ da urina indica bom prognóstico e pode ser biomarcador sensível refletindo diretamente o fim do efeito adverso no sistema RAS.

O estudo ainda não foi revisado por pares e foi publicado na plataforma aberta medRvix : (https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.27.20028530v1.full.pdf+html)

No entanto, médicos de vários hospitais em Wuhan, Xangai e Guangdong testemunharam ocorrências semelhantes e também descobriram que a suplementação de íons de potássio ajudou os pacientes na recuperação.

10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

Na hora de repôr as energias, a banana é a primeira opção, prática, fácil de transportar, não precisa ser lavada nem fatiada antes de ser ingerida. 
Mas há muitos outros alimentos que têm mais potássio do que a banana.

Uma banana pesa cerca de 85 gramas. 100 gramas de banana têm 358 mg de potássio. A recomendação da OMS é a ingerir diariamente 4,7 gramas de potássio para um adulto. A quantidade de potássio na bana também varia de acordo com o tipo, safra e maturidade, mas seria necessário comer 14 bananas por dia para suprir o nutriente.

Alimentos que têm mais potássio do que a banana
1. Beterraba tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente. As folhas da beterraba também contém potássio.

2. Batata doce contém 337 mg de potássio a cada 100 gramas. Também tem muitas fibras, baixo índica calórico e antioxidantes poderosos, como o betacaroteno e a vitamina A.

3. Molho de tomate, o mais tradicional dos molhos, contém 331 mg de potássio a cada 100 gramas, e pode aumentar sua singestão de potássio sem que você sequer esteja pensando em seus benefícios. Outra vantagem do tomate é sua alta concentração de licopeno, agente antioxidante e anticancerígeno que atua nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

4. Espinafre contém alta concentração de ferro e traz 560 mg de potássio a cada 100 gramas de folhas.

5. Aveia contém 430 mg de potássio a cada 100 gramas de produto.

6. Abacate contém 500 mg de potássio a cada 100 gramas. Traz ainda grande quantidade de proteínas, funcionando como curinga em dietas

7. Uva passa contém 750 mg de potássio a cada 100 gramas, sendo campeão no nutriente. Mas atenção: as uvas passas são petisco calórico, se você precisa perder peso.

8. Amêndoa contém 730 mg do nutriente em 100 gramas. Também calórico,

9. Couve manteiga contém 403 mg a cada 100 gramas. As folhas de couve também são ricas em cálcio e outros minerais importantes para os músculos.

10. Água de coco contém 250 mg de potássio a cada 100 ml do líquido – e apenas 19 calorias.

Outros alimentos ricos em potássio:
Melancia
Castanha-do-Pará
Feijão preto
Feijão branco
Acelga
Abóbora