quarta-feira, 18 de março de 2020

Juazeiro do Norte estabelece unidade sentinela para casos suspeitos de coronavírus


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, estabeleceu uma Unidade Sentinela para encaminhamento dos possíveis casos suspeitos de coronavírus. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, s/n, ao lado do Vapt-Vupt e passou a funcionar nesta quarta-feira (18).

O horário de funcionamento inicialmente será das 7h às 22h, de domingo a domingo. Se houver caso confirmado na região a Unidade passará a funcionar 24h por dia.
O objetivo é minimizar o fluxo de atendimento da UPA e dar suporte às Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local.

A Secretaria da Saúde orienta que a população evite aglomerações nos Postos de Saúde, e que procure esses locais somente em caso de urgência.

A Unidade Sentinela está realizando a assistência inicial aos pacientes suspeitos, com atendimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. A equipe multidisciplinar conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Em casos mais graves, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional do Cariri, unidade de referência determinada pela Secretaria de Saúde do Ceará.

O Hospital São Lucas também dispõe de 04 leitos reservados para isolamento, com prioridade para gestantes. Casos suspeitos identificados como menos graves receberão acompanhamento domiciliar.