segunda-feira, 16 de março de 2020

Igreja do Ceará ajusta funcionamento para prevenir Coronavírus

Carta Circular 002/2020: 

Orientações diante da pandemia do coronavírus.

Caríssimos Irmãos Sacerdotes, Religiosos (as) e Leigos (as), Graça e Paz do Senhor!

No período Quaresmal viveremos a graça da Conversão e Páscoa. Nesta oportunidade se realiza a Campanha da Fraternidade, que neste ano 2020 nos convida a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

Diante das ameaças de uma pandemia viral à saúde de todos, seguindo orientações das autoridades sanitárias, achamos por bem neste ano não realizar a Caminhada Penitencial já totalmente programada, em vista do cuidado mesmo com a saúde de todos – dom de Deus na Casa Comum.

Assim queremos, conforme nota da CNBB, que poderá ser vista também no site de nossa Arquidiocese, chamar a atenção de todos para diversas orientações nas celebrações litúrgicas como: abster de reunir muitas pessoas especialmente em ambientes fechados, nas igrejas e ambientes de reunião cuide-se que sejam bem higienizados e providencie-se álcool em gel para as pessoas, distância razoável entre as pessoas, não dar as mãos para oração e não realizar o abraço da paz, a comunhão seja dada na mão, a purificação do cálice e patena seja feita pelo mesmo sacerdote que preside a Eucaristia, não passando a outros a beber do cálice e sua purificação... serão, entre outros, gestos de cuidado e amor concreto.

Os idosos e enfermos estão dispensados do preceito, devendo permanecer em casa, podendo rezar acompanhando a Missa por meios de comunicação e fazendo sua comunhão espiritual. Todo cuidado será em benefício de não contaminação viral neste momento de apreensões. Usar sempre o bom senso. Assim está fazendo a Igreja onde vai chegando a contaminação com o corona vírus.

Todos deveremos ir seguindo as orientações das autoridades sanitárias. Pode se seguir pelo site da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus- covid-19/ .

Os sacerdotes, com os devidos cuidados, dêem o que for possível de conforto dos sacramentos aos enfermos. E todos nos unamos em oração para que o Senhor venha em socorro de nossa humanidade ferida.

Quanto às programações futuras no período quaresmal e Semana Santa etc, iremos seguir as recomendações que forem necessárias.

Confiamos a nossos irmãos sacerdotes, colaboradores no pastoreio da Arquidiocese, orientem os fieis e os estimulem na vivência quaresmal com gestos de reconciliação e perdão, de amor que se faça cuidado para com todos.

Com nosso abraço fraterno e orações, Santa Quaresma e Feliz Páscoa! Em Jesus e Maria.
     
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques