quarta-feira, 11 de março de 2020

Faltam 15 dias para a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza


Primeiro Terminal Marítimo de Passageiros da lista de concessões do Governo Federal, localizado no Porto de Fortaleza, terá sua concessão realizada dentro de 15 dias, em 27 de março, na sede da Autarquia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília. A área total de 27.640 metros quadrados será concedida por um período de 25 anos e prorrogável até o limite de 70 anos, devendo o vencedor aportar o valor mínimo de R$ 1,6 milhão na atual estrutura do equipamento e desembolsar parcelas mensais de R$ 54.435,28 para a Companhia Docas do Ceará. 

A expectativa é de que o contrato seja assinado no início do segundo semestre, podendo a operação do TPM acontecer no final deste ano.
De acordo com a diretora-presidente da CDC, Mayhara Chaves, scanner, cadeiras, balcões e estacionamento passarão a ser de responsabilidade da empresa que vencer a concessão, continuando o berço para atracação dos navios sob a administração da companhia. 

Com este novo formato, espera-se um incremento de 50% na movimentação de navios e passageiros, ou seja, um acréscimo de pelo menos mais cinco navios e sete mil pessoas a mais por temporada. Os seis cruzeiros que já atracaram no TMP, entre dezembro de 2019 e 01 de março deste ano, trouxeram 5.436 turistas, sem contar os tripulantes. Outros quatros navios chegarão até o dia 24 de março, totalizando 10 navios da temporada 2019-2020, que é o dobro de navios da temporada anterior. Estima-se um total de 16 mil turistas no período.

Companhia Docas do Ceará – Ministério da Infraest