domingo, 22 de março de 2020

Datafolha: 73% apoiam isolamento temporário contra coronavírus

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22) mostra que a grande maioria dos entrevistados apoia medidas de contenção para tentar barrar a epidemia de coronavírus. O instituto ouviu, por telefone, 1.558 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Quando perguntados se são a favor de o governo proibir por algum tempo todas as pessoas de saírem nas ruas para diminuir o contágio do coronavírus, 73% apoiam a ideia, enquanto 24% são contrários, 2% se dizem indiferentes e 1% não souberam responder.

Sobre os efeitos da pandemia no cotidiano, 37% dos entrevistados disseram ter parado de trabalhar, 55% deixaram de ir a aulas, 76% interromperam atividades de lazer e 46% não saem mais às ruas. Entre os que pararam de trabalhar, a maioria é composta de jovens, de renda mais elevada e escolarizados.

Medidas 

A suspensão de eventos com mais de 100 pessoas é a medida com mais alta taxa de aprovação, 95%, seguindo-se a suspensão de viagens internacionais (94%) e a suspensão de aulas nas escolas, das viagens em geral e o fechamento de fronteiras (92%). A interrupção de campeonatos de futebol é apoiada por 91%.
Já a suspensão de celebrações religiosas presenciais é aprovada por 82%, enquanto o fechamento do comércio é o tema que mais causa divisões: 46% são favoráveis, 33% são contrários, e 21% aprovam a medida parcialmente.

Informação 

Entre as pessoas ouvidas pelo Datafolha, 99% dizem ter conhecimento sobre o coronavírus, e 72% se consideram bem informados. Outros 24% se dizem mais ou menos informados e 3% afirma estar desinformados.

A pesquisa mostra ainda que 74% têm medo de ser infectados pelo coronavírus, sendo que 36% afirmam ter muito medo, e 38%, pouco. O índice mais elevado de pessoas que acreditam que não serão contaminadas é o principal grupo de risco: 19% daqueles com mais de 60 anos creem que não serão infectados.