segunda-feira, 23 de março de 2020

Conselhos de Administração e de Contabilidade pedem prorrogação no prazo de entrega de documentos oficiais ao TCE

Os Conselhos Profissionais de Administração do Ceará (CRA-CE) e de Contabilidade (CRC-CE) estão atentos às condições de saúde tanto dos administradores quanto dos contabilistas que atuam no setor público do Ceará, e encaminharam um ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), em que solicitam a prorrogação nos prazos para entrega de documentos. 

De acordo com o presidente do CRA-CE, Leonardo Macedo, os gestores de todo o Ceará, bem como do País inteiro, estão com os olhos voltados para a questão do avanço do coronavírus. "A obrigação de rotina das duas categorias é extremamente delicada, pois precisa atentar para prazos diversos. No entanto, também esses profissionais precisam obedecer aos critérios adotados de quarentena, para que possam resguardar suas saúde e de seus familiares", explica.

No atual cenário, as duas entidades esperam proteger os profissionais. "Assim, eles vão poder ao mesmo tempo, atender ao período de quarentena e cumprir com as obrigações mais urgentes, como gerenciar crise e garantir a entrega da folha de pagamento, por exemplo", defende Leonardo.  

"O TCE-CE também suspendeu os prazos eletrônicos e físicos durante a situação emergencial em que nos encontramos, e o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) prorrogou o prazo de todas as obrigações da entidade por 90 dias", complementa. 

"É uma situação extrema e acreditamos que a Corte vai se posicionar em favor da saúde dos nossos profissionais que atuam na gestão pública", conclui Leonardo.