sábado, 28 de março de 2020

Ceará registra 314 casos de coronavírus; índice de letalidade é o menor do Brasil

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, durante coletiva nas redes sociais, neste sábado (28), o Ceará já registra 314 casos de pessoas infectadas pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, até as 15h da tarde de hoje. O número é o maior da Região Nordeste, com diferença de 186 casos para a Bahia, que figura em segundo lugar na lista, tendo registrado 134 casos até agora. Apesar do alto número de casos já detectados, o Ceará apresenta a menor taxa de letalidade, registrando apenas 0,3% de óbitos.
A atualização representa um aumento de 32 pessoas infectadas, em relação ao boletim epidemiológico divulgado pela Secretária de Saúde (Sesa) do Estado, nesta sexta-feira (27), quando o número ainda estava na casa dos 282. Até agora, três pessoas morreram no Ceará em decorrência de complicações da doença.
O número mais recente faz com que o Ceará seja o terceiro estado com maior número de casos no Brasil, estando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, que já registram 1.406 e 558, respectivamente. Como consequência, o Sudeste figura no topo da lista de regiões com mais casos contabilizados no País, representando 56,9% do total. O Nordeste vem na sequência, com 16%. Em último, está a Região Norte, com apenas 4,7%.
Diante dos novos números fornecidos pela pasta, o Brasil já se aproxima dos 4 mil casos, tendo registrado 3.904 e 11 mortes oficialmente.
A orientação das lideranças locais continua sendo a de isolamento social, uma vez que a medida evitará novas contaminações. O decreto governamental que impede a abertura de escolas e comércios fica em vigor até amanhã, quando o governador Camilo Santana deve se manifestar para decidir se prorroga a decisão.
(O Otimista)