quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Projeto da deputada Fernanda Pessoa obriga a realização do exame de sangue CPK em crianças recém-nascidas


Na Assembleia Legislativa do Ceará, tramita o projeto de indicação 14/20, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), que estabelece a realização do exame de sangue CPK (creatinofosfoquinase) em crianças recém-nascidas pela rede pública Estadual de saúde, com o objetivo de diagnosticar precocemente a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).

A Distrofia Muscular de Duchenne é causada pela ausência de uma proteína essencial para os músculos. A DMD ocorre no início da infância e as crianças afetadas podem ter atraso no desenvolvimento motor ou atraso global do desenvolvimento.

O principal objetivo do tratamento é amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. O Poder Público Estadual poderá promover campanha, esclarecendo a importância da realização do exame de que trata o projeto.

"Quando a doença é diagnosticada precocemente, o tratamento se torna mais viável. Precisamos viabilizar os exames e alertar a população sobre a importância do diagnostico precoce", disse.