terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Governo trabalha Linguagem Simples para aproximar serviços do cidadão


Principal ferramenta do Governo do Ceará para implementar um governo digital, determinação do governador Camilo Santana, o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, batizado de Íris, reuniu servidores de diversas áreas da estrutura governamental para a palestra "Textos complicados de ler excluem milhões de brasileiros", sobre o conceito de Linguagem Simples, no Auditório do Palácio da Abolição. 



A jornalista e pesquisadora Heloísa Fisher explica como a linguagem usada hoje pelos governos, a grosso modo, mais distancia do que aproxima o cidadão das gestões. Heloísa é a referência nacional no tema e, além da palestra, comanda curso ao longo da semana em verdadeira imersão no tema para um grupo de multiplicadores do secretariado estadual. Na pauta, estratégias para simplificar textos e abordagens diretas para os cidadãos.

"A informação só é acessível se dá para entender. Não adianta dizer que está lá (no site, aplicativo), se a pessoa não consegue entender. Então implementar a estratégia de um governo digital é modificar toda uma cadeia de entendimento".
.