quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

“Estelionato eleitoreiro e má-fé”: Audic Mota repudia ato da cúpula do PSD no Ceará por “publicar fake news” sobre Faculdade de Medicina em Tauá


O deputado Audic Mota (PSB) condenou, em pronunciamento realizado na manhã desta quarta-feira, 12, a divulgação de falsa notícia, pela cúpula do PSD no Estado, dando conta do pretenso êxito em articulação política para instalação de um Polo de Saúde em Tauá, incluindo cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. O parlamentar classificou a atitude do deputado federal, Domingos Neto (PSD), da deputada Patrícia Aguiar (PSD) e do presidente estadual da sigla, Domingos Filho, como eleitoreira, de má-fé, desleal e de gravíssima irresponsabilidade pública.

Com base em depoimento da Secretária Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Mayra Pinheiro, o parlamentar denunciou a cúpula do PSD pela disseminação de informações  acerca de uma suposta extensão de cursos da área de saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o município de Tauá. Atualmente, está proibida a abertura de novos cursos ou ampliação de vagas de escolas médicas, com a vigência de uma moratória, estabelecida pela portaria nº. 328 de 2018, do Ministério da Saúde.

Antes, Audic Mota reproduziu o desmentido sustentado pela própria Mayra Pinheiro, no  Instagram, contra a cúpula do PSD, com o seguinte conteúdo: “Comunico aos colegas médicos e entidades médicas do Estado do Ceará que a notícia divulgada em 09/02/20, dando conhecimento à população da abertura de nova Faculdade de Medicina no município de Tauá, se trata de publicação irresponsável e inverídica, não confirmada pela UFC-CE e tampouco pelos órgãos federais responsáveis pela autorização para abertura de novos cursos ou ampliação de vagas de escolas médicas. Informo, ainda, que encontra-se vigente a moratória que suspendeu a abertura de novos cursos médicos, estabelecida pela portaria nº. 328 de 2018’’.


Mayra Pinheiro já havia se manifestado, também no Instagram, da seguinte forma: “Tem gente que faz questão de passar mais vergonha! Vai ser preciso o reitor da UFC dizer publicamente que não há liberação de faculdade de Medicina para o Ceará?”. 

Por fim, Audic Mota acrescentou depoimento do diretor da Faculdade de Medicina da UFC, João Macedo Coelho Filho, que publicou, também no Instagram, a seguinte postagem: “A UFC não abrirá Faculdade de Medicina em Tauá, como foi noticiado, nem em qualquer outro lugar. Vamos trabalhar é pra melhorar as que já temos”.