O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou nesta quarta-feira (5), em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma minifábrica de beneficiamento de castanha, na Comunidade do Assentamento Menino Jesus.
Esse investimento propicia a 40 famílias de agricultores a capacidade para entregar castanhas beneficiadas, prontas para alcançarem o mercado nacional, o que se reverte em renda e melhoria de vida para a área assentada.
O equipamento pode produzir até 400 kg de amêndoas por dia. O investimento foi de aproximadamente R$ 322,68 mil, sendo parte para aquisição de equipamentos, matéria prima e assistência técnica.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, a agroindústria vai potencializar o aproveitamento da produção de caju no assentamento.
O assentamento Menino Jesus tem 1.800 hectares de plantio de caju. Localizado no quilômetro 74 da BR 116 a unidade beneficiamento homenageia a matriarca da associação comunitária, Maria Helenice dos Santos, falecida no início desta semana.