terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Aeroporto de Iguatu é reinaugurado após reforma e recebe primeiro voo comercial


Após passar por melhorias em sua estrutura para receber os passageiros, o Aeroporto Regional de Iguatu foi reinaugurado pelo Governo do Ceará na manhã desta terça-feira (18), ocasião na qual recebeu seu primeiro voo comercial de Fortaleza para o município. O governador Camilo Santana acompanhou a chegada da aeronave Grand Caravan, da empresa Two Flex, com capacidade para nove pessoas – mais a tripulação. Essa é apenas uma das 48 frequências semanais que vão ser operadas pela empresa GOL Linhas Aéreas no processo de regionalização de voos entre a Capital cearense e oito cidades do interior do estado. Iguatu receberá voos todas as terças e quintas-feiras.

Camilo Santana enfatizou que essa regionalização, além de fomentar a movimentação no Aeroporto de Fortaleza, representa um ganho para as cidades interioranas. “A gente tem tido uma estratégia no Estado de fazer de Fortaleza um hub aéreo e o passo seguinte era conectar o interior do Ceará com esse hub, então nós estamos interiorizando essa conectividade. Isso é uma forma de você possibilitar mais desenvolvimento, divulgar mais as potencialidades do interior. Esse é o segundo passo que estamos dando para fortalecer esse grande centro de conectividade que é Fortaleza”, disse. O governador lembrou ainda que com esses voos regionais as pessoas vão poder se deslocar entre essas cidades e outros estados e até países com menos custo e em um tempo menor. “O importante é a gente poder ampliar essa facilidade com uma passagem acessível. Isso facilita, traz desenvolvimento e aumenta a autoestima da população”, comemorou.

Iguatu foi a segunda cidade a receber voos nessa etapa de regionalização de novas frequências – Juazeiro do Norte já vem contando com dois voos diários (exceto aos sábados) desde o último dia três, sendo o único município dos oito contemplados a operador com aviões ATR 72, da VoePass, para 72 passageiros. Ao todo, serão 48 frequências semanais no Ceará, distribuídas em Juazeiro do Norte (2 voos diários), Jericoacoara (3 voos diários), Iguatu (2 semanais), Sobral (3 semanais), São Benedito (2 semanais), Tauá (2 semanais), Crateús (2 semanais) e Aracati (2 semanais), essas últimas a serem iniciados os voos ainda este mês.

Hoje também tem início novas frequências de Fortaleza para Jericoacoara. O secretário do Turismo, Arialdo Pinho, comunicou que novos destinos e frequências podem surgir após o fortalecimento desses que chegam este mês. “Vamos consolidar esses voos e depois temos o plano de colocar mais frequências. Após isso, já pensamos em (levar voos) para Limoeiro do Norte e Campos Sales”, informou o titular da Setur.