Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), junto às associações estaduais destacou números animadores em todo o Brasil. As taxas de ocupação da rede hoteleira voltaram a crescer no réveillon. Na maioria dos estados, os índices ficaram acima dos registrados nos últimos anos. Especificamente no Ceará, as taxas ultrapassaram a marca de 95% em toda a rede hoteleira do estado.
De acordo com Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, o resultado geral do levantamento indica o que o turismo está crescendo em todo país. “Isso não e à toa. A retomada da economia está fazendo o brasileiro investir no seu lazer e na realização dos seus sonhos, como por exemplo, conhecer novos lugares e culturas desse imenso país tão cheio de atrativos”, explica.
Linhares destaca, ainda, a importância do papel transformador da indústria do turismo. “Para 2020, já temos garantido um orçamento de 1 bilhão de reais para o Ministério do Turismo — quase 5 vezes o valor da proposta original — e a transformação da Embratur em agência de divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Terminamos o ano com crescimento em todo o país”, comemora.
Elizeu Barros, presidente da ABIH no Ceará, comemora o resultado do réveillon e da temporada. “Os hotéis continuam com alta taxa de ocupação e os turistas continuam chegando”, comemora.