sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Hospital Regional de Icó é referência em grandes capitais do País com realização de parto humanizado


Há alguns anos, cresce o número de gestantes adeptas do parto humanizado, diretamente relacionado ao parto realizado em casa, por exemplo, sem intervenção médica. O que poucas mulheres sabem é que a cesárea também pode ser um procedimento humanizado com a adoção de condutas emocionais que respeitam os sonhos e os desejos da futura mãe, dentro das possibilidades do hospital. 

Diferente da realidade do Brasil, a humanização da assistência hospitalar durante o parto acontece de forma efetiva e intensificada no Hospital Regional de Icó (HRI), Centro-Sul cearense, durante a Gestão Laís Nunes. “Até nas grandes capitais, isso ainda acontece de forma lenta. Estive em congressos em são Paulo e na Paraíba, onde relatei a forma como trabalhamos aqui e eles ficaram surpresos porque pra eles é uma novidade, não acontece por lá”, explica a enfermeira obstetra Rute Borges. 

“Estamos tentando desmistificar o trabalho de parto normal, diante da cultura muito enraizada de cesáreas em todo mundo. Desde que a prefeita Laís Nunes assumiu, nossos índices de parto normal só aumentam, graças ao trabalho que é desenvolvido pela nossa equipe”, afirma Denyse Batista, gerente de Enfermagem do HRI.