segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Gestão de saúde: Projeto Lean será implantado em mais dois hospitais do Governo do Ceará

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Estado do Ceará, estão entre as 40 unidades selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências.

A iniciativa, que entra em seu quarto ciclo, busca otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva, melhorando o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

No Ceará, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Regional do Cariri (HRC) integraram o Lean em ciclos anteriores, com diminuição de extraleitos em 55%, 63% e 70%, respectivamente, segundo os índices do projeto. A participação dessas unidades reforça o compromisso do Estado em promover uma saúde integrada e com resolutividade.

O secretário da Saúde, Doutor Cabeto, destaca a importância do modelo para a gestão dos Hospitais Públicos do Ceará, que será levado também aos hospitais polos.
Realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Cada ciclo representa seis meses de intervenção presencial mais doze meses de monitoramento.