segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Cultura e religiosidade: 106ª edição da Festa da Baixa Rasa celebrada no Crato



Com a presença do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, a edição de número 106 da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa foi celebrada com muita fé e alegria, no último sábado (25). 

A festividade, que acontece todos os anos na Floresta Nacional do Araripe, mescla momentos de religiosidade, união, cultura e pertencimento.

A tradição seguiu como de costume, pela manhã, com cavalgada, apresentações de grupos folclóricos e a missa.

Esse ano, a Associação dos Condutores e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (Acafa) organizou trilhas ecológicas durante o evento, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato. 

A Saúde municipal esteve presente com atendimentos a comunidade, como verificação da pressão arterial, teste de glicemia e, também, com a participação de técnicos da vigilância sanitária orientando e auxiliando os comerciantes e zelando pelo bem-estar dos presentes. A Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC) disponibilizou água; a Segurança Pública esteve com equipes da Guarda Civil e DEMUTRAN; a Secretaria de Cultura apoiou as apresentações e a logística dos grupos folclóricos; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, através da Coordenação de Serviços Públicos, realizou a limpeza do local.

Desde 2015, a Festa da Baixa Rasa é reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do Crato, uma emblemática romaria que reúne pessoas de todas as idades, numa comemoração cultural que une a fé, a perseverança e a tradição do povo sertanejo.

Também, presentes, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, secretários e servidores municipais.