segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Terreiradas reúnem grupos de tradição no Ciclo de Reis

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e da Organização da Sociedade Civil Zaíla Lavor, dando continuidade a programação do Ciclo de Reis no município, realizou na noite deste sábado, 28 mais uma noite de apresentações culturais.
Os festejos iniciaram às 17 horas, com a Lapinha O Três Reis Magos, acompanhada pela mestra Zefinha no bairro Salesianos.

Às 18 horas, no João Cabral e Romeirão as terreiradas se reuniram junto a brincadeira dos reisados, grupos de bacamarteiros que estiveram visitando os espaços e vivenciando a arte dos mestres do Dudu e Dodô nas folias dos reisados São Francisco e Renascer a Tradição.

Entre os grupos os convidados mestra Flaternaria levou o Reisado Mirim Santo Expedito para participar do festejo da folia de reis no Romeirão.

No João Cabral, mestre Xexéu e os Bacamarteiros da Paz se uniram ao mestre Dodô no Reisado Renascer a Tradição, dividindo no mesmo terreiro suas práticas culturais.
De acordo com a coordenadora do Ciclo de Reis, Maria Gomide, o projeto está concedendo a quem acompanha as terreiradas a oportunidade de conhecer os grupos para além das brincadeiras, permitindo identificar o local onde vivem mestres e brincantes, em quais comunidades estão inseridos e assim oferecer uma maior compreensão sobre o contexto e a realidade destes grupos. " É singular este projeto, pois o reisado sai de um lugar de espetacularização para ser mostrado no lugar onde ele verdadeiramente existe, que é no seio da comunidade", explica. 

 Neste domingo, 29, o reisado Sagrada Família se apresentou no bairro Pirajá e, no mesmo horário, o reisado Mirim Santo Expedito, no bairro Pio XII.