terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Prefeitura de Fortaleza libera tráfego do binário da Av. Santos Dumont com Rua Des. Lauro Nogueira

A Prefeitura de Fortaleza libera, nesta terça-feira (31/12), às 10h, o tráfego da segunda etapa do binário da Avenida Santos Dumont, no bairro Papicu (Regional II). A obra é fruto do programa Juntos por Fortaleza, uma parceria do Município com o Governo do Estado do Ceará.

A Avenida Santos Dumont passa a operar em sentido único oeste-leste (Centro - Praia do Futuro) com três faixas, no trecho entre o Túnel Barros Pinho (Avenida Santos Dumont sob Via Expressa) e o Túnel Clóvis Rolim (acesso à Rua César Fonseca), permanecendo com sentido duplo de circulação entre o Túnel Clóvis Rolim e a Rua Dr. Francisco Matos. Já o sentido oposto leste-oeste (Praia do Futuro - Centro) é feito agora pelas ruas Desembargador Lauro Nogueira e Professor Sila Ribeiro, conectando com a Avenida Dom Luís. O novo binário é uma extensão do modelo já implantado, em 2014, entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

Com a implantação do novo binário, será solucionado um dos principais gargalos de tráfego na Av. Santos Dumont, por onde passam cerca de 1.500 veículos por hora de pico, no sentindo centro-praia. Já no sentido oposto, circulam em média 1.000 veículos por hora de pico. Também junto com o novo binário, foi implantado o semáforo exclusivo para pedestres no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Valdetário Mota, identificado como ponto com intensa travessia de pedestres.

O projeto foi responsável pela realização de diversas melhorias urbanísticas e de mobilidade na Av. Santos Dumont e Rua Des. Lauro Nogueira. Orçadas em R$ 8,5 milhões as obras consistiram na retirada do canteiro central da via, implantação de nova pavimentação asfáltica, ciclofaixas, calçadas padronizadas e acessíveis, drenagem, mobiliários urbanos, iluminação e paisagismo, contemplando ainda o plantio de 200 novas árvores nativas ao longo da Avenida Santos Dumont e da Rua Des. Lauro Nogueira dentre outras intervenções.