quarta-feira, 27 de novembro de 2019

TCEduc reúne mais de 800 participantes durante ações itinerantes em Canindé


Seis qualificações simultâneas foram realizadas nesta terça-feira (26/11), durante as atividades do TCEduc em Canindé. O programa de educação continuada, realizado pelo TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), mobilizou 895 pessoas durante a passagem pelo município.

Além de Canindé (cidade-sede), os municípios Apuiarés, Caridade, General Sampaio, Paramoti e Tejuçuoca também foram contemplados com as qualificações. Durante todo o dia, aconteceram ações de formação voltadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, abrangendo atividades destinadas à sociedade e ao público estudantil.

O público conferiu aulas desenvolvidas pela equipe de servidores do IPC, do TCE Ceará e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação, que leva o projeto Educação e Cidadania – Contra a Corrupção. 


Os gestores e servidores puderam conferir cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”. Houve ainda ação do programa “Agente de Controle”, voltada para o público estudantil.

Com as atividades em Canindé, o programa chega a 17.821 participantes. Na décima etapa, que será concluída em Paracuru, o programa somará 171 cidades alcançadas. Durante os encontros, estão sendo disseminadas as ações do Plano de Logística Sustentável do TCE Ceará, que busca consolidar e aprimorar as boas práticas de sustentabilidade em andamento no Tribunal, assim como instituir novas ações de responsabilidade socioambiental.