sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Prefeito Roberto Cláudio inaugura posto de saúde Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto


A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, na noite desta quinta-feira (31/10), o posto de saúde Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto. O equipamento, instalado no bairro Parangaba, é a 25ª Unidade de Atenção Primária à Saúde construída na Capital na gestão do prefeito Roberto Cláudio e abriga o 13º Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Cidade. A intervenção deverá beneficiar 27 mil pessoas.
Instalado em área equivalente a 883,26 m², o novo posto possui dois pavimentos. Dentre as estruturas, destacam-se, além de ambientes apropriados ao acolhimento e ao atendimento ao cliente, farmácia, sete consultórios médicos, sala de odontologia com raio-X e duas cadeiras odontológicas, espaço para escovação infantil e banheiros.
Além de auditório, a unidade oferece, ainda, espaços voltados à imunização, à coleta de exames e à realização de curativos. O ambiente administrativo é composto por coordenação, almoxarifado, conselho local de saúde e copa. Foram investidos recursos da ordem de R$ 1,3 milhão.
“A localização deste posto, instalado vizinho ao terminal da Lagoa, é estratégica e central para o bairro da Parangaba e o seu entorno. Ao entregar este equipamento, estamos cumprindo um compromisso de campanha. A partir deste 1º de novembro, as equipes interdisciplinares já estarão em ação para acolher os pacientes de forma respeitosa, preparada e atenciosa”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
O atendimento aos pacientes será realizado por meio de três equipes completas da Estratégia de Saúde da Família. Cada uma é composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde.
Estarão à disposição da população, ainda, um pediatra, um ginecologista e dois dentistas, além de uma equipe do Núcleo Ampliado de Estratégia de Saúde da Família, composta por educador físico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e farmacêutico.