terça-feira, 26 de novembro de 2019

Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020 serão feitas virtualmente

Pela primeira vez, as emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) serão feitas virtualmente, em um módulo do Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento (SIOPFOR) da Prefeitura de Fortaleza. O registro das propostas gerava um processo físico que precisava ser enviado à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Com a mudança, o processo ganhou em agilidade e em segurança.

“Este processo que era manual, agora é feito por cada vereador dentro de um sistema que traz muitos benefícios, melhora os modelos de declaração e justificativa das emendas, aproxima mais ainda o vereador do Orçamento do Município. A simplificação desse trâmite dá mais autonomia aos gabinetes”, disse a coordenadora de Planejamento, Orçamento e Gestão, Aparecida Façanha.

Para que a sistemática dar certo, a Sepog, promoveu um treinamento e reuniões preparatórias com os parlamentares, assessores e servidores do legislativo ao longo de novembro e permanece em consultoria junto aos gabinetes até que o prazo para o envio das emendas termine, no dia 3 de dezembro.

"Aumenta a transparência para os vereadores e para a população. Com isto, também aumenta o poder de participação popular na Câmara Municipal. A atuação em conjunto das pessoas com o Legislativo da Capital é parte fundamental do processo democrático", afirma o vereador José Barbosa Porto, relator do PLOA 2020, responsável pela articulação das duas audiências públicas, realizadas nos dias 7 e 14 de novembro.

O SIOPFOR também disponibiliza o acesso de todos os dados orçamentários (LOA, QDDs, LDO, PPA) em uma única plataforma; as despesas que não são passiveis de anulação como, por exemplo, serviço da dívida e pessoal, estarão automaticamente indisponíveis para redução.

PLOA

O Projeto de Lei Orçamentária Anual estima as receitas, fixas as despesas municipais do exercício de 2020 e estabelece as metas prioritárias, fazendo um recorte do planejamento de longo e médio prazo da Cidade, definidos no Fortaleza 2040 e no Plano Plurianual (PPA 2018-2021). O documento segue em fase de apreciação na CMF, até o dia 03 de dezembro, e cada deputado pode apresentar emendas individuais ou coletivas à proposta orçamentária do governo municipal.

Essas emendas têm o objetivo de alocar os recursos públicos em função dos objetivos e compromissos políticos que orientam o mandato.

Após as emendas serem finalizadas, é gerado um documento que por sua vez vai para votação, previsto para acontecer, de acordo com o cronograma, nos dias 05 e 11 de dezembro. Após todo esse processo, a PLOA segue para votação.