O secretário chefe da Casa Civil, sociólogo Élcio Batista, falou sobre a Nova Estratégia de Segurança Pública (NESP) do Governo do Estado, em conferência realizada no Departamento de Ciências Sociais da UFC. A NESP se baseia em integração, coordenação, cooperação e responsabilização em diferentes níveis.
Foram feitos investimentos em tecnologia da informação, em sistemas e dispositivos que favoreçam um trabalho com efetividade e segurança, e trazendo também as políticas públicas de educação, redução da pobreza, cultura, esporte e saúde para o centro das ações.
Élcio ressaltou que a maior ação para reduzir as mortes, assaltos e furtos de veículos foi a decisão do governo Camilo Santana de assumir o controle dos presídios cortando a utilização de celulares, equipamentos eletrônicos e impor ordem.
Segundo Élcio Batista, o modelo cearense de gestão Penitencisria está sendo implantado em vários estados e pelo Ministério da Justiça. “Estamos vencendo a violência sem disparar um tiro, apenas colocando ordem, melhorando barracas educação, cultura e nos unindo aos que trabalham para salvar jovens do mundo cruel da violência”. Segundo Élcio Batista, o secretário Mauro Albuquerque foi convidado pelo Congresso Nacional para exibir como funciona o sistema penitenciário do Ceará e toda sevava é convidado dos estados brasileiros para treinar gestores de penitenciárias.