terça-feira, 26 de novembro de 2019

Élcio Batista apresentou o livro Arquitetura antiga do Ceará e Maranhão 



Ao longo de 16 anos de produção, esses documentos foram encaminhados à diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, às prefeituras e às demais repartições envolvidas, bem como aos proprietários dos imóveis selecionados; mas, ainda assim, uma parcela da sociedade não sabia da existência do material. Tornar esse acervo público estimulou docentes e discentes a organizar um livro. 

De acordo com o professor e arquiteto Liberal de Castro, "as medições e os rascunhos dos desenhos foram realizados nas cidades de São Luiz e Alcântara, no Maranhão; e Almofala, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Caucaia, Fortaleza, Icó, Jaguaribe, Maranguape, Pacoti, Quixeramobim, Sobral e Viçosa do Ceará foram as visitadas para esses registros.

O Chefe da Casa Civil do governo do Ceará, apresentou o livro. Segundo Élcio Batista, a publicação será de grade valor para o acervo das secretarias de Cidades, Cultura e Planejamento. “temos que preservar esse rico material. “Uma cidade, um estado ou um país tem que valorizar a pesquisa”.