quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Uece lança pomada cicatrizante durante a III Feira do Conhecimento


A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, lança nesta quarta-feira (16), às 18 horas, na abertura da Feira do Conhecimento, a Pomada Cicatrizante e o Creme Hidratante a base de água de coco. A terceira edição da Feira do Conhecimento, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), acontece no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 16 e 19 de outubro.

O lançamento dos produtos a base de água de coco ocorre no estande da Universidade Estadual do Ceará na Feira do Conhecimento. A água de coco em pó foi criada em 2015, por pesquisadores da Uece, como repositor eletrolítico para atletas.

Após 16 anos de estudos e parcerias, a Uece por meio do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) e da empresa ACP Biotecnologia, Graduada Associada na IncubaUece, desenvolveu cicatrizante à base de água de coco em pó. A pesquisa é coordenada pelos professores José Ferreira Nunes e Cristiane Mello.

O produto foi testado em pés diabéticos, que são o conjunto de complicações nos pés, incluindo as ulcerações, em indivíduos com diabetes. No estudo clínico realizado no Centro de Diabetes (CIDH), houve redução de 21% no tempo de tratamento (de 87 para 68 dias) com o uso do cicatrizante à base de água de coco em pó, além de um acréscimo em 12% (de 70,6% para 80,6%) na alta dos pacientes após seis meses de tratamento.